Uma Aventura na Quinta

A Academia “Uma Aventura na Quinta!” foi desenvolvida com o intuito de proporcionar às crianças uma experiência única e memorável, de modo que as férias, as interrupções letivas e/ou as visitas de estudo sejam sinónimo de diversão, aventura e lazer.

Compreende diversas atividades colaborativas, didáticas e lúdicas, integradas na Natureza:

As Atividades Integradas na natureza, baseiam-se principalmente nos Modelos Pedagógicas de Reggio Emilia e Montessori, Metodologia Projeto, Educação no Exterior (Outdoor Educations), Escola na Floresta (Forest School), Modelo de Aprendizagem Social e Emocional (SEL – Social and Emotional Learning) e consistem numa abordagem pedagógica que visa o desenvolvimento integral da criança através de experiências práticas em ambiente natural.

Como defende o Professor Carlos Neto necessitamos de libertar as crianças para poderem brincar mais tempo de forma livre, ter mais atividade física e contacto com a natureza, bem como correr mais riscos[1], algo que a Academia “Uma Aventura na Quinta” lhes pretende proporcionar.

[1] Através de movimentos como correr, saltar, trepar, rolar, equilibrar-se, manipular objetos, sujar-se, que podem gerar algumas escoriações, hematomas e picadelas, mas que ajudam a criança a testar os limites em relação ao próprio corpo e a diversas formas de ação, a desenvolver a sua capacidade adaptativa e de sobrevivência e a aperfeiçoar a aquisição de múltiplas habilidades.

Prevenir doenças metabólicas (por exemplo: diabetes, obesidade, hipertensão, AVC, entre outras), equilibrar os níveis de vitamina D (fundamental para o funcionamento do sistema imunitário);
Reduzir as desordens neurológicas (por exemplo, Défice de Atenção e/ou Hiperatividade) e psicomotoras (por exemplo: instabilidade ou inibição motora, dificuldades de lateralidade; disgrafia; entre outras);
Diminuir os níveis de stress, fadiga e tristeza;
Estimular o sentido de humor e de justiça;
Desenvolver a autonomia, a autoconfiança, a capacidade de identificação e de regulação emocional, a empatia e cooperação social, a capacidade de resolver problemas e tomar decisões, bem como, de lidar com o incerto, a imprevisibilidade, o risco e a adversidade (autorregulação e resiliência);
Melhorar as funções cognitivas e executivas, a linguagem, criatividade, habilidades lógico-matemáticas, integração sensorial, perceção e orientação espacial, entre outras.

As Atividades Assistidas por Animais (AAA) com crianças, envolvem a interação direta entre as crianças e os animais, possuem um caráter lúdico, pedagógico e informal. São dinamizadas por profissionais e técnicos devidamente acreditados ao nível das Terapias Assistidas por Animais e em Equitação Terapêutica, e têm como principais benefícios:
Diminuir os níveis de ansiedade e de stress (redução do cortisol);
Melhorar o humor, proporcionar relaxamento e bem-estar geral;
Dar segurança e suporte socioemocional;
Incrementar a motivação e o foco na aprendizagem;
Desenvolver habilidades pessoais, sociais e/ou comportamentais (tais como: atenção, valorização pessoal, capacidade de comunicação e assertividade, capacidade de identificação de emoções, empatia, confiança, cooperação, autocontrolo e autorregulação, responsabilidade, criatividade e capacidade de resolução de problemas, entre outros).

Se quiser informações mais específicas sobre este assunto ou tiver dúvidas pode solicitar esclarecimentos adicionais.

Se faz parte de uma instituição ou associação, saiba que pode agendar uma visita de estudo à Quinta D. Clementina e realizar algumas das atividades da Academia “Uma Aventura na Quinta”, para tal, CONTACTE-NOS!