Ludoterapia

A infância é marcada por uma enorme evolução do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e escolar. Todas as crianças são diferentes e este percurso é feito de aquisições, evoluções e recuos.

Cada etapa do desenvolvimento traz novos desafios e algumas dúvidas, inseguranças e preocupações, tanto da parte da criança que está a fazer as suas descobertas, como dos pais ou cuidadores que a querem apoiar e guiar.

A grande maioria destes percalços é natural e acaba por ser ultrapassado pela criança com sucesso. No entanto, existem situações em que a criança necessita de apoio especializado para ultrapassar ou aprender a gerir as suas dificuldades. Por isso, devemos estar atentos aos sinais.

O processo terapêutico, na consulta de Psicologia da Criança e do Adolescente, designa-se por Ludoterapia (terapia através do brincar, do jogo e/ou desenho) e consiste na utilização de alguns recursos (como por exemplo, o brinquedo, o desenho, o jogo simbólico, a caixa de areia, as histórias e a dramatização) como mediadores e facilitadores da relação terapêutica entre o(a) técnico(a) e a criança/adolescente.

Através desta técnica o(a) terapeuta ajuda a criança ou adolescente a identificar as suas emoções, necessidades, fragilidades e potencialidades, a expressá-las e a geri-las de forma ajustada, facilitando a contenção emocional e promovendo a transformação adaptativa.