Assistimos, nas últimas décadas ao incremento da esperança de vida. No entanto, com o envelhecimento são observadas mudanças na cognição, na aptidão física e na qualidade de vida. O declínio das funções cognitivas, a diminuição da independência e da aptidão física e motora constituem-se como fatores de risco para o surgimento de patologias crónicas como as neurodegenerativas. Calcula-se que, entre 8% a 15%, de idosos com défice cognitivo ligeiro progridam, todos os anos para quadros demenciais.
A demência, é uma das principais doenças que afetam a cognição, na qual a mente é prejudicada a ponto de diminuir a capacidade da pessoa para gerir e realizar as atividades diárias.
Incrementar a atividade física e cognitiva é uma maneira eficaz de prevenir processos degenerativos. A necessidade de encontrar soluções viáveis, eficazes e de baixo custo para retardar o declínio cognitivo, melhorando a qualidade de vida e a independência do sujeito, levou à implementação de programas de treino cognitivo computorizado, de treino físico multimodal ou da combinação de treino cognitivo com exercício físico-motor.
Atualmente é também uma resposta eficaz que se adapta às circunstâncias especiais que vivemos e a contingência necessárias face a Pandemia.
OFICINA:
Cérebro em Ação | Brain Action
Programa de treino computorizado de estimulação das funções cognitivas (por exemplo: memória, funções, atenção, linguagem, entre outras), que visa melhorar a qualidade de vida e prevenir as perturbações neurocognitivas, sendo alicerçado em estratégias apelativas, motivantes, de fácil aplicação e individualização com acompanhamento individual regular e especializado.
Modalidade: Online
Destinatários: Adultos e séniores integrados na comunidade ou institucionalizados.
Calendarização: Duas vezes por semana, uma hora por sessão, num horário que se ajuste às suas necessidades e possibilidades.
Para mais informações, esclarecimento de dúvidas e inscrição contacte-nos!
