Treino de Gestão de Stress

” Não é o stress que nos mata, é a nossa reação ao stress. “

Prof. Hans Selye

O ritmo acelerado da sociedade atual, a falta de tempo, as exigências no trabalho e a vida familiar podem gerar experiências de stress. Quando somos expostos a fatores de stress são ativadas determinadas hormonas no nosso corpo que ativam uma resposta do sistema imunitário de autodefesa, denominada “luta ou fuga”. Durante essa resposta, o batimento cardíaco aumenta, a respiração é mais rápida, os músculos contraem e a pressão arterial aumenta. Deste modo, o organismo está pronto a agir e a impedir que nos magoemos.

O corpo está desenhado de modo a lidar com pequenas quantidades de stress, sobretudo canalizadas para um único momento. No entanto, não estamos equipados para lidar com o stress a longo prazo, de forma continuada. Tornando-se crónico, pode afetar-nos a vários níveis. Uma vez que cada um de nós lida com o stress de forma diferente, os sintomas são variáveis: cansaço, dores de cabeça, problemas de estômago, diarreia, dores no corpo e tensão muscular, insónia, irritabilidade, angústia, preocupação constante, impotência perante as adversidades, …

Quando não tratados, estes sintomas podem ter efeitos negativos na saúde, facilitando o aparecimento de diversas doenças (por ex. aumento do risco de ataque cardíaco, de AVC, de Diabetes Tipo II) e comprometendo significativamente a qualidade de vida.

A pensar na melhoria da sua condição de saúde e qualidade de vida surge o Programa de Gestão do Stress. No Programa de Gestão de Stress efetua-se uma análise detalhada do papel que o stress tem na vida da pessoa, avaliando as causas, os sintomas e as estratégias já implementadas para traçar um perfil individual. Após o qual, é traçado um plano de Gestão de Stress adaptado a cada pessoa, que lhe permita aprender as técnicas e estratégias de controlo e gestão de stress mais adequadas ao seu perfil de personalidade e estilo de vida, de modo a reduzir os sintomas prejudiciais causados pelo stress.